O Hospital das Clínicas, na Zona Oeste de São Paulo, ganhou uma pintura de 20 metros quadrados em homenagem aos profissionais de saúde. O projeto tem o objetivo de homenagear aqueles que estão na linha de frente do combate à Covid–19.
Um dos artistas responsáveis pelo painel, Waldir Grisolia, conta que chegou a ter receio de se contaminar, mas que a vontade de alegrar os profissionais prevaleceu.
“Se eu fosse médico estaria trabalhando em UTI e cuidando das pessoas, como eu sou pintor eu vi na arte uma maneira de estar ajudando essas pessoas de alguma forma e foi através da cor, através de levar alegria, levar cor para essas pessoas. Já é um momento tão difícil esse do vírus, isso tudo que a gente está passando e a arte ela vem com esse objetivo de trazer o mínimo que for de conforto para esses profissionais”, relata o artista plástico.
O painel levou 30 dias do mês de julho para ficar pronto, sendo 15 para execução e 15 para o planejamento. A obra foi feita por Waldir Grisolia e Roberto Alves, mas enfermeiros, médicos e auxiliares de limpeza também puderam contribuir com os artistas.
“Dentro do mosaico que a gente fez de plano de fundo grande parte dos funcionários que passaram por lá tiveram a oportunidade de contribuir mesmo que um pouco com o painel. Enfermeiros, psicólogos, auxiliares de limpeza, de manutenção, houve uma grande integração entre todos os funcionários do hospital que por lá passaram”, conta Waldir.
Além do painel externo, o hospital também ganhou dois painéis internos. O projeto possui três etapas. A primeira foi feita com o apoio das empresas futura tintas, WBR Wagner e Montana química e foi entregue no dia 1º de agosto. Waldir conta que pretende realizar outras duas etapas, uma delas inclui um painel na Avenida Rebouças.
“Temos dificuldade de recurso, de materiais então a gente ainda está em negociação. Mas já temos o local é o núcleo de gestão a pessoas do Hospital das Clínicas e a gente quer acredito que esse mês ainda fazer essa etapa que é uma etapa interna também abordando o tema, também homenageando os profissionais”, afirma o artista.