A programação de setembro do Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, contempla desde concerto com repertório de música barroca até o programa multimídia Constelações, que une música e luzes, com peças de música contemporânea.
A programação começa com o concerto inédito de música barroca que estreia na sexta-feira, dia 11, às 18h, no canal de YouTube do Theatro São Pedro. Com obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o programa, gravado remotamente, tem participção de alguns dos principais especialistas em música antiga: Marília Vargas, Livia Lanfranchi, Luis Otavio Santos e Alessandro Santoro.
Na semana seguinte, é a vez da estreia do programa Constelações. Com um repertório moderno e contemporâneo, o concerto tem iluminação assinada por Aline Santini. No repertório, os músicos da Orquestra do Theatro São Pedro interpretam obras de influentes compositores dos séculos 20 e 21, como Stockhausen, Pärt, Lindberg e Barber. Considerada por muitos a mais importante obra de Stockhausen, Tierkreis, Doze melodias para zodíaco, nº 41 ½ é um dos destaques do programa, que tem ainda as peças Fratres, do estoniano Arvo Pärt, Ablauf, do pianista e compositor finlandês Magnus Lindberg, o Adagio para cordas na versão para quarteto, do norte-americano Samuel Barber, além de Amour, do próprio Stockhausen. Apresentado nas temporadas de 2018 e 2019 do Theatro São Pedro, o programa foi gravado em agosto de 2020, seguindo todos os protocolos de segurança, exclusivamente para exibição online. A estreia acontece no dia 18, sexta-feira, às 18h.
E na sexta, dia 25 de setembro, às 18h, é a vez do concerto que reúne peças de importantes compositores de ópera como Verdi, Puccini, Bizet e de zarzuela como os espanhóis Manuel Penella, Pablo Sorozábal e Ruperto Chapí. Gravada remotamente, a apresentação conta ainda com a participação da soprano Camila Titinger, do tenor Mateus Pompeo e do pianista Rafael Andrade.
A programação completa está disponível no site: http://theatrosaopedro.org.br/
Fonte: saopaulo.sp.gov.br