Com foco na criatividade e no desenvolvimento das competências socioemocionais, a Escola Estadual Professor Aristóteles de Andrade, em Mogi das Cruzes, ofereceu uma disciplina eletiva em que os alunos tinham de desenvolver o site “desplugado”, com o objetivo de explorar habilidades além dos recursos digitais.
Por meio de aulas remotas, o projeto foi concretizado com a criação de robôs com materiais recicláveis e com o envolvimento das famílias. O resultado foi surpreendente, com a produção de muitos robôs criativos e os alunos ainda tiveram um olhar especial para o momento de isolamento.
Mais de 50 alunos participaram da criação e a votação dos melhores também teve a participação dos pais via WhatsApp. O robô Wall-e Romeu, da estudante Luna Rogério, foi escolhido o melhor trabalho. Depois de cada confecção, os alunos ainda gravavam um vídeo comercial, com foco no empreendedorismo, para divulgação da criação.
Apresentação Os comerciais foram reunidos em uma apresentação disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=XiWZsR82o94&feature=youtu.be). Para a divulgação da obra, a estudante vencedora deixa claro que o Wall-e Romeu foi construído principalmente para suprir a carência emocional deste período.
“Todos os robôs construídos pelos jovens tiveram como objetivo minimizar sentimentos negativos como solidão e depressão que possam ter sido desenvolvidos por conta do isolamento. Os alunos, além de terem trabalhado com suas habilidades manuais e com auxílio dos pais, ainda apresentaram um olhar especial para o momento”, afirmou Eunice Guedes, professora orientadora do projeto.
Fonte: saopaulo.sp.gov.br