Home / Especial / FÉRIAS ESCOLARES
especial1

FÉRIAS ESCOLARES

As férias escolares são períodos do ano letivo determinados como as pausas entre os meses de estudo contínuo. Durante esse tempo, os estudantes e professores podem se beneficiar de um descanso pré determinado no calendário escolar antes de retornarem à rotina de aprendizados.
Tal intervalo varia de acordo com a legislação de cada país, bem como possui especificidades que podem ser definidos de acordo com a regência particular de diferentes instituições de ensino e da decisão autônoma dos diferentes estados.
No Brasil, as férias escolares geralmente acontecem nos meses de janeiro e julho. Contudo, parte do mês de dezembro, devido às festas de fim de ano, também é incluída no período de férias. Outra particularidade deste mês, é que geralmente ele é destinado às avaliações finais. Portanto, dependendo do êxito de cada aluno, ele poderá ser liberado de suas atividades escolares precocemente, tendo mais dias de férias.
Além disso, os governos locais possuem autonomia para decidir a respeito de como seguir o calendário escolar. As únicas recomendações fixadas pelo Governo Federal é de que julho deve ser o mês de férias, e que ao final do ano civil, isto é, no mês de dezembro, deve existir uma pausa coletiva até o começo do próximo ano. Também estão previstos 200 dias por ano de escolaridade. Assim, cada município e instituição pode decidir de que maneira organizará tal determinação.
especial2O calendário escolar pode sofrer alterações dependendo das festividades ou situações imprevistas, como no caso de Copas do Mundo, Olimpíadas, Carnaval ou em episódios extremos como a pandemia do novo Covid-19 em 2020 e 2021. Assim sendo, a cada ano deve-se verificar junto a instituição, qual é o calendário escolar previsto.
Como a legislação brasileira prevê a soberania de cada estado na decisão de que medidas adotar, não há uma orientação geral para todas as instituições brasileiras.
Assim ficamos julho ano 2021, quando crianças dão aquele merecido respiro. Chegou a hora de descansar, ver um bom filme, ler um livro e até mesmo aproveitar amigos e familiares (claro, com a devida cautela), para criarem brincadeiras dentro de casa.
Mesmo no inverno, pode ser um bom momento para andar de bicicleta nas praças, subir em arvores, fazer com giz no chão e pular amarelinha, de esconde-esconde em espaço arejados e arborizados e explorar  área livre. É importante lembrar que as medidas de prevenção e o distanciamento motivadas pela pandemia precisam ser seguidas, mesmo estando em casa, principalmente ou integralmente os cuidados com a prevenção ao coronavírus deve prevalecer. Evite qualquer tipo de aglomeração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *