No Brasil e em outros lugares do mundo, o mês de outubro é voltado a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres, como forma de contribuir para a redução dos casos e óbitos pela doença.
Chamada de Outubro Rosa, a campanha teve seu marco inicial no Brasil em 2002. O período é de extrema importância também para fortalecer as recomendações de prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama. Afinal, o quanto antes for descoberto, melhor o resultado do tratamento; as chances de cura aumentam em 95% dos casos.
Fatores de risco – Embora não exista uma causa única, alguns fatores de risco estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama. Os principais são: Obesidade e sobrepeso, após a menopausa; Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana); Consumo de bebida alcoólica; Exposição frequente a radiações ionizantes (raios-X, tomografia computadorizada, mamografia); História de tratamento prévio com radioterapia no tórax; Primeira menstruação antes de 12 anos; Não ter filhos; Primeira gravidez após os 30 anos; Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos; Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona); Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos; Histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem; Alterações genéticas.
Os primeiros sintomas que podem gerar uma suspeita de câncer de mama são: caroço (nódulo) geralmente endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Além disso, também pode haver presença de pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.
Prevenção – Na cidade de São Paulo, a prevenção do câncer de mama é realizada a partir de exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Se necessário, a UBS encaminhará a paciente para as especialidades na rede municipal de saúde. Fonte: capital.sp.gov.br
Home / Saúde / Outubro Rosa: diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura em 95% dos casos