A Prefeitura de São Paulo, por meio da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, está com inscrições abertas para a primeira turma do Fábrica de Turismo. A edição foi criada para potencializar negócios inovadores e ocorre em parceria com a ETEC Carlos de Campos, localizada na região Central da cidade, que oferece o curso técnico em Turismo. A iniciativa também visa colaborar com o processo de retomada econômica do setor na capital. Os alunos da instituição, interessados em participar podem se inscrever até dia 17 de novembro, por meio do link www.bit.ly/fabrica_turismo.
“O Fábrica de Negócios com foco no turismo chega para potencializar o setor na retomada econômica da Capital. Tivemos uma queda de 57,6% nos eventos, em relação a 2019, além dos 90% dos profissionais da área que ficaram sem trabalhos. É hora de unir nossos esforços para dar suporte a todos que estão ligados à área, e tornar nossa cidade uma das mais atrativas do mundo novamente”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.
O Fábrica de Negócios será operacionalizado em parceria com as empresas: APAJE – Associação de Pais Funcionários Diretos e Indiretos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Besouro – Agência de fomento social, Empreende Aí – Escola de negócios da periferia para a periferia, e o Emperifa – empresa especializada em gestão da criatividade para negócios periféricos da Indústria Criativa. Esta edição ocorre em parceria com a ETEC Carlos de Campos, que dispõe do curso técnico em Turismo. Por esse motivo, as vagas estão abertas especialmente aos alunos da instituição. A qualificação oferece vagas para pessoas surdas, com recurso de intérpretes disponíveis.
O curso dispõe de aulas on-line, que juntas totalizam 12 horas, divididas em seis encontros, de duas horas cada; exercícios à distância, em que serão colocados em prática os conteúdos aprendidos; chat para tirar dúvidas, ou seja, 16 horas separadas para sanar eventuais dúvidas e atendimento orientado. A turma possui capacidade máxima de 30 alunos, além de oferecer intermediação de facilitadores e profissionais especializados. As atividades propostas serão à distância, realizadas por meio do Google Meet. Portanto, será necessário que os alunos tenham uma conta no Gmail, para que acessem o curso e demais tarefas. É importante que os interessados em participar tenham mais que 16 anos. Para mais informações sobre o Programa, acesse: www.adesampa.com.br/fabricadenegocios/.
A primeira fase, que está programada para os dias 17 e 19 de novembro, tem como objetivo estimular os participantes a trocarem informações sobre seus negócios, identificarem oportunidades a partir de suas realidades, experiências, aprendizagens compartilhadas e da rede de contatos formada ou em formação. Também possibilita identificar seu público-alvo, explorando suas ideias com mais clareza, se conectarem consigo mesmos e com o seu território a fim de saberem os próximos passos para construírem soluções inovadoras para suas empresas.
A segunda fase, que está agendada para os dias 22, 24, 26 e 29 de novembro, irá fortalecer as ideias e seus modelos de negócio, olhando com profundidade para todos os quadros e definindo ações. Neste momento os participantes irão conhecer e adquirir ferramentas fundamentais para validar ou invalidar sua proposta. Dessa forma, será possível desenvolver o MVP – Mínimo Produto Viável e realizar a primeira distribuição, de forma prática.
Fábrica de Negócios – Fase 1: 17 e 19 de novembro. Fase 2: 22, 24, 26 e 29 de novembro
Horário: 20h40 às 22h30. Inscrições pelo link: www.bit.ly/fabrica_turismo Fonte: capital.sp.gov.br