Home / Cultura / O papel da mulher no mercado educacional brasileiro
professora

O papel da mulher no mercado educacional brasileiro

A mulher está muito presente no mercado educacional brasileiro. Grande parte da força de trabalho na educação básica é formada por elas, que são maioria nas salas de aulas e ocupam também grande parte da área de gestão nas escolas. “Elas realmente conquistaram seu espaço no mercado de trabalho e a tendência agora é sedimentar essa conquista”, afirma Fabrício Garcia, professor e CEO da Qstione, plataforma educacional focada em análise de dados.
A capacitação das mulheres também vem crescendo nos últimos anos. Em estudo realizado pelo IBGE, em 2019, o número de mulheres com diploma de Ensino Superior era maior que o dos homens em todas as faixas etárias. A diferença maior está nos cursos escolhidos. Mulheres são maioria nos cursos voltados à educação e à saúde, enquanto os homens dominam as áreas de tecnologia e das engenharias.
“Como sociedade, devemos dar condições igualitárias a todos e deixar cada um escolher o caminho que pretende seguir. Respeitar as preferências e a liberdade de escolha”, afirma Fabrício Garcia. “Já como educadores, devemos buscar sempre a conscientização das crianças e dos jovens em relação ao respeito à mulher e às diferenças. É preciso ressaltar a importância da mulher na sociedade e estabelecer uma cultura de respeito às mulheres”, acrescenta o educador. (https://www.qstione.com.br/).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *