O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugurou dia 29 de setembro a exposição em comemoração ao aniversário dos 150 anos de nascimento de Santos Dumont.
“Santos Dumont: entre máquinas e sonhos” explora a vida e as conquistas do inventor brasileiro e sua relação significativa com as ciências, principalmente com a engenharia, aeronáutica e a física.
Entre os pontos de destaque estão réplicas em tamanho real dos aviões Demoiselle e 14-bis, o primeiro do mundo a voar, e um caça F5 da Aeronáutica. Os dois aviões criados por Santos Dumont foram construídos pelo Museu Aeroespacial e permanecerão no Catavento, integrando seu acervo.
A exposição é patrocinada pelo Grupo Ultra, por meio de suas empresas Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga e da Embraer, com apoio da Força Aérea Brasileira e do Museu Aeroespacial, Museu Paulista, Instituto Cultural Santos Dumont e da Fundação Casa de Cabangu, responsável pela administração do Museu Casa Natal de Santos Dumont.
A exposição ocupa uma área de 500 metros quadrados no total, incluindo a área interna e a área externa – onde ficarão o 14-bis, o Demoiselle e também o avião caça F5. Seu ponto de partida explora os interesses iniciais de Santos Dumont pela ciência e pela mecânica, mostrando experiências realizadas na fazenda de café de sua família.
Os visitantes terão a oportunidade de explorar suas primeiras aventuras no mundo da mecânica, incluindo automóveis, motocicletas e invenções engenhosas.
Através de detalhados painéis visuais interativos e dioramas, a mostra apresenta o nascimento das muitas inquietações de Dumont que o transformaram em um grande inventor, tendo em Paris, na França, pontos marcantes. Toda a exposição explora a conexão entre o inventor do avião e a missão do Museu Catavento, de despertar o interesse pela ciência e tecnologia.
Museu Catavento – Av. Mercúrio, s/nº – Pq. Dom Pedro II – São Paulo. Fonte: saopaulo.sp.gov.br