A cidade de São Paulo possui hoje 18 Academias da Saúde, vinculadas a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas regiões sul, leste, sudeste e oeste da capital. Lançado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2011, o programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção do cuidado em saúde por meio da implantação de espaços públicos com infraestrutura e profissionais qualificados.
Nesses espaços, a oferta de atividades físicas para a população é apenas uma das formas de cuidado, uma vez que eles também promovem a conscientização sobre a importância da alimentação saudável, práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), práticas artísticas e culturais e educação em saúde, entre outras.
De segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, o programa desenvolve atividades abertas à população com as equipes multiprofissionais já existentes nos equipamentos. São exemplos de práticas oferecidas: sessões de alongamento, fortalecimento, pilates, relaxamento, exercícios funcionais, lian gong, chian gong, auriculoterapia, shantala, moxabustão, aromaterapia, dança circular, roda de chá, hortoterapia, conversas sobre alimentação e alimentos orgânicos, entre outras.
Na região Oeste, o Programa Academia da Saúde está na UBS Parque da Lapa – Rua Bergson, 52 – Vila Leopoldina.