O prefeito Ricardo Nunes abriu a primeira edição 2025 do Recreio nas Férias no dia 6 de janeiro, em evento no CEU Feitiço da Vila, na região do Capão Redondo, anunciando que as inscrições podem ser feitas a qualquer momento. Com 48,8 mil participantes até o momento, o Recreio nas Férias é um programa da Prefeitura de São Paulo que tem o objetivo de unir atividades recreativas, segurança alimentar e amparar famílias que não têm com quem deixar os filhos no recesso escolar.
“As inscrições ficam abertas para poder atender a todas as crianças que queiram vir para aproveitar as atividades. Tem muitas crianças que a mamãe está trabalhando, não tem como fazer sua alimentação ou que não tem com quem ficar. Então, aqui, mesmo no período de férias, essas crianças podem vir para os nossos polos”, disse o prefeito Ricardo Nunes, lembrando que o programa é aberto a crianças de toda a rede de ensino, municipal ou não. “É só chegar aqui e fazer a inscrição, que é feita só para a gente fazer um controle das crianças que estão aqui, com a questão da responsabilidade da Prefeitura com relação a elas.”
A ação vai até 24 de janeiro em 130 polos em toda a cidade, proporcionando atividades culturais, esportivas, lazer e passeios para bebês, crianças e jovens de 0 a 14 anos. Para fazer a inscrição, basta o responsável levar seu RG e o RG ou certidão do participante e comprovante de endereço.
As atividades são realizadas das 9h às 16h para as crianças a partir de 4 anos e serão oferecidas três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde. Já nas creches polos, o atendimento permanecerá em seu período integral, das 7h às 17h, e serão cinco refeições. Serão 130 polos participantes sendo 58 CEUs, 1 EMEF e 3 Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs). Os bebês de até 3 anos serão atendidos em 68 Centros de Educação Infantil (CEIs).
O cronograma de atividades também inclui passeios para eventos, parques, museus e diversos espaços da cidade como Sesc Interlagos, Instituto Butantã, Museu Catavento, Itaú Cultural, Casa das Rosas, Museu Afro, Museu do Futebol, Centro Olímpico, Autódromo de Interlagos, Museu de Zoologia, Planetário Parelheiros, Museu do Ipiranga, Fábrica de Cultura, Museu da Imigração, por exemplo, por meio de parcerias com diversas instituições e órgãos públicos.
As atividades culturais incluem contação de histórias, sarau, dança hip-hop, apresentações teatrais, musicais, circenses e muito mais. O objetivo do programa é funcionar como mais uma ferramenta para potencializar a educação integral e inclusiva, além de garantir refeições nutritivas e atividades que promovem o desenvolvimento físico e cognitivo mesmo durante o período de recesso escolar.
Também podem participar crianças a partir de 4 anos que não estejam matriculadas na Rede Municipal.
Fonte: capital.sp.gov.br