Os motoristas que aproveitam os feriados ou o período de férias para viajar devem permanecer atentos à revisão do automóvel antes de pegar a estrada. As medidas são preventivas, simples e importantes, de modo que o passeio não vire uma experiência frustrante.
O passo inicial é confirmar se os documentos do carro estão em ordem, como o licenciamento, além do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em dia. É imprescindível que os cidadãos também verifiquem a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Manutenção
O motorista deve verificar barulhos na suspensão, a exemplo de rangidos ou ruídos que dão a impressão de algo frouxo. Peças da suspensão sofrem desgastes e necessitam reparos. A falta de manutenção pode comprometer a segurança dos passageiros.
A validade e o nível do óleo do motor devem ser checados, bem como dos demais fluidos e filtros. Se prazo de troca estiver próximo, é recomendável antecipar a ação. Além disso, a revisão confirma se faróis, lanternas e pisca-alertas funcionam.
Em grande parte dos casos, a questão é resolvida com uma substituição simples das lâmpadas. O cidadão também deve checar o funcionamento dos limpadores, desembaçadores, além do estado de conservação das palhetas e o nível do reservatório de limpeza. Limpe bem os vidros, pois a medida facilita o escoamento da água da chuva.
Pneus
Os motoristas devem verificar as condições dos pneus, inclusive do estepe. Caso haja bolhas, é sinal de que existe algum dano na estrutura e uma substituição precisa ser feita. Vale destacar, ainda, que o desgaste irregular na banda de rodagem é indicativo de desalinhamento da suspensão ou de pressão inadequada no pneu por longos períodos.
Lembre-se de checar a pressão dos pneus, considerando a quantidade de passageiros e a bagagem do carro. Quase todos os modelos exigem pressões diferentes para essa condição. Também deve estar em ordem o kit formado por chave de rodas, triângulo e macaco. Em grande parte dos carros, tais ferramentas ficam no porta-malas, próximas ao estepe.