Brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento infantil
Pião, bola de gude, pipa, futebol e queimada nas ruas. Essas brincadeiras trazem enorme saudade para quem foi criança até a década de 1980. “Bons tempos aqueles” é uma frase bastante pronunciada por pessoas que tiveram oportunidade de desfrutar dessas atividades.
Aos poucos, no entanto, o mercado foi se abrindo para novidades e as crianças mais abastadas, ainda no final dessa década, já se deliciavam com brinquedos imponentes como o autorama ou o Atari, primórdio dos modernos games que observamos na atualidade.
Alguns especialistas da área da Educação são críticos em relação à transformação das brincadeiras, que já não tem permitido a interação social tão importante para a construção da personalidade da criança e para que ela compreenda melhor o mundo em que vive.
Mas será que a Tecnologia é realmente a grande vilã para explicar essa mudança de paradigma? A culpa toda é dessa terrível modernidade que, muitas vezes, empurra as crianças para os quartos ou para locais mais isolados onde a interação acontece de forma on-line, muito fria.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, como diria o ditado. Se o quarto é a rua de ontem é porque não se trata apenas de uma questão tecnológica. Hoje, pais têm mais um elemento que contribui para este novo cenário: a insegurança, o aumento da violência. Ou quem deixaria o seu filho brincando tranquilamente em vias públicas até determinada hora da noite?
E tudo isso, convenhamos nos revelam que é muito difícil livrar o público infantil das influências eletrônicas, presentes inclusive em brinquedos muito tradicionais, como carros, bonecas e bichos de pelúcia.
O segredo está, na verdade, em evitar o excesso de exposição aos jogos eletrônicos e usá-los de forma equilibrada. Importante ressaltar ainda que a tecnologia também pode ser usada párea recursos educacionais e o aprendizado por meio dela tende a ser muita mais atrativa para a criançada de hoje.
Enfim, seja pelos meios tradicionais ou eletrônicos, a brincadeira ainda é fundamental para o desenvolvimento infantil, seja em ambientes externos, seja em casa ou na escola. Pais e educadores precisam apenas ter o equilíbrio necessário para que esse tempo seja marcado pela qualidade em detrimento da quantidade.