Gengibre é rico em minerais e vitaminas que ajudam na imunidade.
O assunto desta edição da coluna da nutricionista Karin Honorato é o gengibre. Esta raíz é usada desde a antiguidade como tempero e remédio. Ela possui muitos nutrientes, em destaque os minerais, principalmente cálcio, ferro, magnésio, manganês, cobre e zinco. Além disso, tem vitaminas do complexo B e a vitamina C que também auxiliam na imunidade.
O gengibre ainda possui uma substância ativa que se chama gingerol. Ela tem uma ação antiinflamatória, antifúngica e antibactericida. Por isso, a raíz é usada contra infecções. Por ter poucas calorias e muitos nutrientes, o gengibre é muito fácil de ser consumido. Você pode colocar em sucos, sopas, vitaminas, chás, além de usar no tempero de saladas e carnes.
A nutricionista ensina a fazer um xarope já que um dos melhores benefícios do gengibre é na ação respiratória, principalmente quando há tosse, gripe e problemas de bronquites.
Receita de xarope caseiro
Ingredientes:
Uma rama de canela em pau
Um limão com a casca separada da parte interna
Um dente de alho
Uma xícara de gengibre em lascas
Uma xícara de açúcar cristal
Folhas de guaco e alfavaca secas ou frescas
Preparo:
Faça uma calda com o açúcar, acrescente o gengibre, as folhas e deixe no fogo por 20 minutos. Em seguida, adicione a parte interna do limão. Depois de levantar fervura, acrescente a canela a casca do limão e o alho. Se a calda ficar grossa, adicione meio copo de água. Desligue e deixe em infusão por 30 minutos. Beba meia xícara de café ao dia. A solução deve estar quente. Para guardar o xarope, deixe todos os ingredients do preparo dentro do líquido. Consuma até dez dias. Se os sintomas não diminuirem, procure um médico.
Fonte: g1.globo.com