Uma tentativa de roubo a uma agência bancária na Lapa, na manhã da última terça-feira (2), acabou com dois suspeitos mortos, dois feridos e um policial militar baleado na cabeça. Na fuga, ao menos um dos ladrões fez uma pessoa refém em uma ótica. A vítima foi libertada, por volta das 12h20, após cerca de 50 minutos de negociação com policiais do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais). O criminoso foi preso, além de um sexto suspeito de participação no crime.
Segundo testemunhas, ao menos seis criminosos entraram em uma agência do Banco do Brasil, na rua Afonso Sardinha, e anunciaram o assalto, por volta das 10h. Ao chegarem no local, os policiais recebidos a tiros. Um intenso tiroteio teve início, assustando moradores e trabalhadores do local. Em vídeos feitos por quem passava pelo local, é possível ouvir grande quantidade de disparos. Durante o confronto, um policial foi ferido na cabeça e encaminhado ao Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas). O estado de saúde dele era grave, segundo a Comunicação Social da corporação. Porém ele passou por cirurgia, passa bem e sem risco de morte.
A Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) foi acionada para dar apoio e, ao chegar ao local, baleou quatro suspeitos, em nova troca de tiros entre a polícia e os criminosos, dos quais dois morreram no local. O estado de saúde dos outros dois não foi informado. Ambos foram encaminhados a hospitais da região, segundo a PM. Outro suspeito, ainda de acordo com a polícia, fugiu correndo por telhados de comércios e entrou em uma ótica, na altura do número 173 da rua Antônio Raposo, a cerca de 400 metros da agência bancária.
No local, ele fez um funcionário refém, ameaçando-o com um fuzil calibre.556. Policiais do Gate foram acionados e, após 50 minutos de negociação, conseguiram que ele se entregasse e libertasse o refém. Outro criminoso também foi detido, mas as circustâncias de sua prisão não foram informadas pela PM.