A palavra primavera deriva do latim, primo vere, que significa primeiro verão. Verão significa tempo primaveril. Assim, primavera corresponde ao período que antecede o verão.
A primavera é considerada por muitos a estação mais bonita do ano. Isso se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas, as paisagens enchem-se de cores, deixando ruas, campos, parques e jardins com o aspecto mais alegre e vívido. É também a estação do ano mais agradável para alguns, devido a suas temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar que lhe são característicos.
Muitos animais apresentam comportamentos específicos nessa estação. Alguns tendem a sair do seu período de hibernação. Há mudança também no comportamento de animais polinizadores, como os beija-flores e as abelhas. Devido ao florescimento de algumas espécies, esses animais aumentam a sua atividade, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais.
O início da primavera é marcado pelo equinócio de primavera. O equinócio representa o posicionamento médio do sol em relação à Terra. Isso significa que nem o Hemisfério Norte nem o Hemisfério Sul estarão mais iluminados. O sol estará incidindo diretamente na Linha do Equador, iluminando de forma igual os dois hemisférios. O equinócio ocorre em dois momentos do ano: em março e em setembro. Devido a esse fenômeno astronômico que marca o início da estação das flores, os dias e as noites têm a mesma duração ao longo dessa estação.
No Brasil marca algumas mudanças substanciais com relação às temperaturas e ao regime de chuvas. Normalmente as chuvas começam a intensificar-se na maior parte do país, tornando então as temperaturas mais amenas e aumentando a umidade do ar, que no inverno, encontra-se bastante reduzida.
As chuvas costumam ser frequentes nos fins de tarde ou no período noturno e intensificam-se na medida em que o verão aproxima-se. Por esse motivo também, muitas pessoas costumam dizer que durante a primavera o clima fica mais agradável. Portanto, seja bem-vinda Primavera!