Ano novo começando e é nessa época que as pessoas costumam listar as metas e objetivos que desejam alcançar. Entre os planos para 2020, “limpar o nome” deve ter sido listado por muita gente, já que, de acordo com o Serasa, mais de 60 milhões de brasileiros estão com o nome sujo.
Para ajudar a cumprir essa meta e ficar no azul, o time de especialistas em educação financeira da H3R – fintech brasileira que oferece crédito consciente a funcionários de empresas privadas – separou 5 passos:
1. Mapeei todas suas dívidas – Antes de mais nada, é preciso saber o que está devendo, então comece janeiro listando – além das metas – também as contas. Seja no bloquinho de papel ou em uma planilha financeira (o mais ideal), é mais do que necessário elencar todas as dívidas, desde cartão de crédito, empréstimos feitos por parentes e amigos até financiamentos.
É ideal ter todos seus débitos pendentes mapeados para chegar as melhores estratégias de como quitá-los.
2. Negocie seus débitos – Depois de saber tudo que você deve, o próximo passo é negociar: veja quanto você pode destinar para cada dívida e tente chegar ao melhor acordo de pagamento com seus credores. Lembre-se que optando pelo pagamento a vista você pode ter mais vantagens – em alguns casos o desconto pode chegar a 80%. Tenha paciência e não aceite a primeira posposta de cara! Outra dica é usar a plataforma do Serasa para ver as opções de valores para quitação.
3. Controle seus gastos – Para conseguir arcar com as negociações é preciso ficar de olho nas despesas fixas e, principalmente, controlar os gastos para não gerar novos débitos e cair – novamente – na cilada da inadimplência. Organize bem as finanças deste primeiro mês do ano, lembrando que existem os “gastos extras”, como IPTU, IPVA e material escolar.
Em janeiro, o comércio também costuma fazer chuvas de promoções e o ideal é que você fuja dessas ofertas para que elas não atrapalhem sua meta de ficar no azul. Além disso, é importantíssimo que pague os boletos das negociações em dia para não gerar juros e surpresas no orçamento destinado aos débitos.
4. Comece a poupar – Após pagar seus boletos de negociações com os credores, seu nome deve sair da restrição em cinco dias úteis (costuma ser a média). Depois de ficar com o nome limpo, o passo seguinte é poupar!
Caso tenha conseguido quitar os débitos à vista, fica mais fácil separar uma reserva para poupar. [CT1] No entanto, mesmo que tenha optado pelo parcelamento das dívidas, é possível separar um valor mensal e se tornar um poupador, mesmo que comece com uma porcentagem pequena de sua renda.
5. Crie algumas metas para seu dinheiro – Já que começou o ano listando as metas de vida, que tal fazer o exercício de criar objetivos também para seu dinheiro? Liste seus propósitos financeiros para 2020 e se organize para conseguir alcançá-los.
Pode ser a compra um carro, começar a estudar, fazer a viagem dos sonhos etc… Depois do objetivo traçado, planeje como chegar lá, ou seja, liste quanto por mês terá que guardar, quais tipos de gastos podem ser abandonados e busque alternativas para ter uma renda extra.
Fonte: ana.vieira@h3r.com.br