Lançada no dia 29 de abril, a Política Municipal de Qualificação Profissional – PMQP tem o objetivo de estabelecer estratégias para ações de aperfeiçoamento e qualificação profissional no municipio. O aumento da empregabilidade, o aprimoramento de competências técnicas, a valorização e a evolução das vocações econômicas são algumas das diretrizes da Política, que é coordenada e articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo.
A PMQP, instituída pelo decreto Nº 58.732, visa ampliar a profissionalização de trabalhadores desempregados que procuram a recolocação no mercado de trabalho, assim como o incentivo ao jovem que busca a sua primeira oportunidade de emprego. Atuantes de ocupações afetadas por processos de expansão técnológica e outras formas de reestruturação também fazem parte do escopo da política de qualificação, que promove a modernização da mão de obra por meio de cursos gratuitos.
“Além de capacitar trabalhadores, a PMQP incentiva a interação e a articulação entre os setores privados com o poder público, gerando maiores oportunidades de emprego e mão de obra qualificada”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Buscando analisar o mercado e identificando profissões que estão em processo de modernização, o decreto institui a criação do Comitê Intersecretarial de Qualificação Profissional – CIQP, que tem como objetivo fomentar a articulação institucional e a intersetorialidade para potencializar a efetividade das ações da PMQP.
O Comitê será presidido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e terá como composição representantes da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, e as Secretarias Municipais de Governo; Desenvolvimento e Assistência Social; Educação; Direitos Humanos e Cidadania e, Inovação e Tecnologia. Atualmente, a Prefeitura de São Paulo dispõe de cerca de 30 mil vagas para cursos de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e a economia criativa. Destas oportunidades, 2 mil fazem parte do programa Reciclar para Capacitar, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Amlurb – Autoridade Municipal em Limpeza Urbana, que qualifica catadores do municipio por meio de cursos básicos e especializados, assim como a inserção no mercado de trabalho.
A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, organização vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho oferece, anualmente, mais de mil vagas para cursos técnicos na área da saúde, realizados na Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti. Hemoterapia, farmácia, gestão em saúde e análises clínicas são algumas das áreas em que a capacitação é executada.
Além da Makiguti, a Fundação Paulistana promove também o curso de moda e costura, no Centro Cultural de Cidade Tiradentes, assim como oficinas e qualificações de curto prazo para a população da zona leste.
Home / Serviços / Com foco na empregabilidade, Política Municipal de Qualificação Profissional é instituída na cidade de São Paulo