A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colônia era praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba.
Quem trouxe o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa época, a festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada (início) da Quaresma. Mais tarde, surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas.
Carnaval ou entrudo são os três dias de festas que precedem a quarta feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim “carna vale” e que significa dizer “adeus à carne”. O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII.
O carnaval é uma tradição do Brasil, que marca nosso Pais no mundo inteiro, uma festa cheia de cores, alegria, e que traz muita riqueza para as cidades, proporcionam milhares de empregos, promove muita diversão, e mostra a criatividade dos Brasileiros em suas grandes produções, cada estado tem suas escolas e blocos com seus enredos.
Muitos dos trajes e figurinos característicos do século XVIII, tentavam reproduzir o estilo e a moda dos nobres desta época, as mascaras nobres, com caretas branca, roupa de seda negra e chapéu de três pontas.
Apesar da forte influência europeia na época, sobretudo nos bailes de carnaval conhecidos como ¨Carnaval de Salão, atualmente é um tanto quanto impreciso falar do carnaval do Brasil como um todo. As manifestações variam de região para região e até mesmo de cidade para cidade.
Como o Domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a Sexta-Feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da …
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (Católico). … O Padre mancha a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o Cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la.
A marchinha, ou marcha, de Carnaval surgiu em 1899, com Chiquinha Gonzaga. Foi ela que compôs “Ô abre alas”, famosa marchinha que até hoje é cantada por foliões de todo o país. … Para que os foliões ficassem afiados na letra das marchinhas, elas eram divulgadas pelas rádios já a partir de dezembro.
De um lado, a tradição, representada pelos espetáculos populares, a exemplo do maracatu de nção, do maracatu rural, dos blocos de frevo, ,das troças, dos clubes de alegoria e crítica, dos caboclinhos, das tribos de índios, dos ursos, dos vários grupos de afoxés, das escolas de samba, dos reisados e dos bumba-meu-boi: de outro, a cena musical que nos é contemporânea.
Importância do Carnaval para o turismo e negócios. … O feriado também é um dos mais impactantes do país, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico geral do país pelo resto do ano.
As mais diversas manifestações do carnaval no mundo representam a mistura de traços culturais numa magia de cores e sons que revelam e a criatividade e a irreverência dos foliões em todos
os cantos da terra. E o carnaval brasileiro é a própria
expressão da alegria contagiante dessa época do ano.
Ótimo Carnaval a todos!
Fonte: www.significados.com