Para quem usa óculos, a máscara cria uma dificuldade: o ar aquecido da expiração escapa pela parte superior e, em contato com as lentes em temperatura mais fria, condensa e deixa tudo embaçado. A situação piora com o tempo frio. Profissionais de saúde lidam com esse problema cotidianamente desde muito antes da pandemia. Por isso, algumas estratégias empregadas por eles para solucionar a questão são úteis nesse momento. É preciso testar para descobrir qual delas (ou que combinação) funciona melhor para cada um.
O ajuste da máscara – A primeira forma de impedir que os óculos fiquem embaçados pelo uso da máscara é bloquear a saída do ar pela parte de cima dela. Isso pode ser feito de diferentes maneiras: ajustando o elástico que prende a máscara atrás das orelhas, para que fique mais justa no rosto; colando a parte superior da máscara ao nariz com curativo adesivo ou fita adesiva médica (não usar fita adesiva comum, que pode irritar a pele);elevando a máscara tanto quanto possível e posicionando os óculos sobre ela, de modo que o peso deles impeça o ar de sair.
Nessa última dica, a taxa de sucesso depende do formato da armação, sendo preciso também que a máscara, mesmo colocada mais para cima, continue cobrindo o queixo.