A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos apresenta, a partir do dia 15 de novembro, sua nova exposição de curta duração. Intitulada Concrescer, a mostra apresenta nove trabalhos realizados pelos artistas Francisco Zorzete e Jorge Bassani, criados a partir de poemas emblemáticos dapoesia concreta realizados pelos poetas Augusto de Campos, Décio Pignatari, Pedro Xisto e José Lino Grünewald. Concresceré uma série de trabalhos que propõe libertar a poesia da impressão enclausurada em livros e revistas e capturar a experiência urbana por meio da linguagem.
Entre os destaques da exposição encontram-se “A Rosa Doente”, uma instalação criada a partir de um poema de W. Blake traduzido por Augusto de Campos, em forma de espiral, e “Concretus”, instalação em tubos de PVC, inspirado no poema “Concretus”, do poeta pernambucano Pedro Xisto.
“Propomos ao leitor perceber o poema no espaço e interagir com ele, explicam os artistas Francisco Zorzete e Jorge Bassani. A dupla fez parte do Grupo Manga Rosa, coletivo de intervenção artística que atuou entre 1979 e 1982, na capital paulista.
“A exposição Concrescer redimensiona poemas concretos no espaço da Casa das Rosas, de modo a permitir que visitantes de diferentes perfis possam usufruir de uma intensa experiência poética e sensorial. Nada mais pertinente, no museu da Avenida Paulista dedicado às transformações e à pluralidade de vozes na literatura e na cidade”, conta Marcelo Tápia, diretor do Museu.
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
Sobre os artistas
Francisco Zorzete
Artista plástico e restaurador, iniciou suas atividades nos anos 1970, no coletivo artístico Grupo Manga Rosa, atuando especialmente com arte ao ar livre. Participou também da criação de obras visuais inspiradas em poemas concretos e de diversas exposições com outros artistas durante a década de 1980, passando a dedicar-se à preservação do patrimônio histórico a partir dos anos 1990.
Jorge Bassani
Desde 1980 desenvolve trabalhos na área de Arte & Cidade, autor de esculturas e intervenções temporárias, principalmente em São Paulo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Tem especialidade em História da Cidade e do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e cidade, arte urbana, a cidade contemporânea, arte e ambiente e arquitetura e cultura.
Obre a Casa das Rosas
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.
Sobre a POIESIS
A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Exposição Concrescer
Abertura: 15/11, quarta-feira
Até: 31/03/2018. De terça a sábado, das 10h00 às 22h00. Domingo e feriados, das 10h00 às 18h00.
Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br
Sou a Antonia Brito, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Sou a Beatriz Azevedo, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.