O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta que o estado de São Paulo tem mais de R$ 50 bilhões de obras paradas ou atrasadas. O levantamento, até o segundo trimestre deste ano, engloba 1.248 obras de projetos municipais e do governo estadual, sendo 631 paradas e 617 atrasadas.
A maioria das obras inacabadas é da área de Educação (274), seguida de obras urbanas (208), mobilidade (146) e saúde (135).
A obra parada mais cara no momento é da Linha 6- Laranja do Metrô que está paralisada desde setembro de 2016. O investimento inicial era mais de R$ 23 bilhões.
Com 15 km de extensão, a linha vai ligar a Brasilândia, na Zona Norte da capital paulista, até a estação São Joaquim, no Centro. Ela será a responsável por fazer conexões com as linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô, e com a 7-Rubi e a 8-Diamante, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Cerca de 630 mil passageiros devem usar a linha diariamente.
O motorista Sérgio Gonçalves mora em um prédio que fica em frente a futura estação Brasilândia e diz que a movimentação dos operários desapareceu.
“Tiveram alguns dias de transtorno com máquinas trabalhando, depois disso daí o terreno ficou largado por um bom tempo”, disse.
As obras da Linha Laranja começaram em 2015 e pararam em 2016 pois o consórcio responsável alegou falta de condições financeiras para continuar o projeto. Em dezembro do ano passado, o contrato com o governo caducou. Em agosto deste ano foi anunciada a retomada dos serviços a partir de outubro. O novo prazo de entrega passou para 2024. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse que ela será retomada ainda neste ano.
Em nota, o governo do estado disse que está tomando medidas para retornar e finalizar as obras atrasadas, que diminuiu em 40% o número de empreendimentos nesta situação e que 128 tiveram as obras retomadas.