O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou nesta terça-feira (18), que ainda não sabe quando idosos acima de 75 anos serão vacinados contra a Covid-19 na cidade. A imunização de profissionais de saúde teve início no domingo (17) em São Paulo.
“Temos 500 mil profissionais de saúde em São Paulo, na rede pública e privada, e recebemos na tarde de hoje 203 mil doses para que a gente possa vacinar algo em torno de 30% a 35% dos nossos profissionais de saúde. Por isso, adotamos um critério a medida, que é vacinar, neste momento, aqueles profissionais médicos, enfermeiros e auxiliares que estão na linha de frente no tratamento da Covid-19 na cidade de São Paulo”, explicou.
Aparecido enfatizou que não será possível “vacinar todos” agora. “Daqui a 10, 15 dias vamos receber o segundo lote de mais 203 mil vacinas e depois vamos ter que receber mais 300 mil vacinas para poder terminar de vacinar todos os profissionais de saúde. Não temos previsão neste momento de quando vamos efetivamente iniciar a vacinação de idosos com mais de 75 anos”, disse.
O secretário, entretanto, lembrou que a cidade tem toda a infraestrutura necessária para iniciar a vacinação contra a doença imediatamente.
“Por isso que achamos que a cidade de São Paulo poderia ter recebido maior quantidade de vacinas na medida que temos 500 mil profissionais, aqui recebemos pacientes de todo o Brasil e de todas as cidades do estado”, falou.
“Com este critério de divisão [proporcionalmente à população] em uma cidade que tem 8 mil habitantes por km², evidentemente, nós vamos ter um tempo maior para vacinar todas as pessoas que estão no critério estabelecido pelo Ministério da Saúde.”
8 mil vacinados – Com a aprovação das primeiras vacinas para uso emergencial no Brasil, o Hospital das Clínicas de São Paulo preparou um plano para vacinar todos os funcionários e colaboradores do complexo hospitalar até o próximo final de semana. Até o momento, foram vacinadas mais de 8 mil pessoas no local.
O esforço vem dando resultados e nesta terça foram vacinadas 6.950 pessoas. O complexo das Clínicas tem atualmente 30 mil funcionários.
Para atingir a meta de imunizar toda sua equipe em uma semana, o Hospital das Clínicas está vacinando das 7h até as 19h. Os profissionais estão sendo chamados para comparecer ao local de imunização por convocações da direção do hospital em ordem alfabética.