O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil por meio de A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, em parceria com a Editora Olhares, lançará o livro “Remanescentes da Mata Atlântica – As Grandes Árvores da Floresta Original e Seus Vestígios”, de autoria do botânico e paisagista Ricardo Cardim, no dia 27 de novembro, com entrada gratuita.
A publicação, que deriva da mostra Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB, apresenta uma história visual desde a floresta primitiva original até o que restou do bioma atualmente, incluindo desenhos dos viajantes dos séculos passados, fotografias, registros do processo de desmatamento e vestígios materiais, tais como mobiliário (incluindo acervo do MCB), construções e ferramentas.
Para complementação do conteúdo a ser apresentado, expedições a diferentes pontos da Mata Atlântica, em busca dos últimos espécimes de grande porte, ocorreram no período de julho a setembro deste ano nos estados de SC, PR, SP, ES, BA e AL. Além de Ricardo Cardim, participaram o fotógrafo Cassio Vasconcellos e o botânico Luciano Zandoná. Os registros desta empreitada, produzidos também com uso de drone, estarão presentes no livro.
“A ideia é lançar uma semente para um futuro museu da Mata Atlântica, uma provocação para que comecemos a formar um necessário e inédito acervo que conte a história de nossa floresta para esta e as futuras gerações”, adianta o autor.
Para o Museu, trata-se também de chamar a atenção para aspectos ambientais relacionados direta ou indiretamente com a produção de mobiliário que tem como matéria prima a madeira maciça, tão presente na história de nossa cultura material.
Os patrocinadores do livro são a Fibria Celulose (atual Suzano Papel e Celulose), Reservas Votorantim, Viveiro Fábrica de Árvores e Café Orfeu.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país. O acervo museológico pode ser visitado em duas exposições de longa duração A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado, que mostra o uso residencial do imóvel que abriga o museu, e na mostra Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB, que correlaciona as várias tipologias de madeiras do acervo do MCB às diversas espécies nativas existentes na mata atlântica e apresenta um recorte do acervo da instituição constituído por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje.
Lançamento do livro “Remanescentes da Mata Atlântica – As Grandes Árvores da Floresta Original e Seus Vestígios”
Dia e Horário: 27 de novembro, terça-feira, às 19h – Gratuito
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano – Tel.: (11) 3032.3727
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) . Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos . Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada. Gratuito aos finais de semana e feriados. Acessibilidade no local. Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br