Os museus brasileiros receberam, em 2016, quase 29 milhões de visitantes, segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). A pesquisa (clique aqui para conferir o PDF) foi feita com 920 instituições por meio da aplicação do Formulário de Visitação Anual (FVA).
De um total de 3.634 museus, 980 responderam o FVA – 60 informaram não realizar contagem de público. Foram 433 no Sudeste, 275 na região Sul, 172 no Nordeste, 59 no Centro-Oeste e 41 no Norte.
No estado de São Paulo, um projeto pioneiro está possibilitando que estudantes, seus familiares e professores da rede pública visitem museus da capital, aliando cultura e educação em uma única experiência. Muitos estão tendo a oportunidade, pela primeira vez, de conhecer um museu.
Realizado pela Associação Parceiros da Educação, com apoio da Tomara! Educação e Cultura, o projeto Conexões Culturais: museu, comunidade e escola, está levando, entre os meses de setembro e dezembro, 3,5 mil pessoas entre estudantes, professores e familiares de diferentes municípios a quatro museus localizados na capital paulista.
No total, serão realizadas 80 visitas educativas nos museus Pinacoteca de São Paulo, Museu Afro Brasil, Memorial da Resistência de São Paulo e Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Atualmente, não há um programa cultural específico para escolas públicas no Estado de São Paulo voltado à visitação em museus.
“Os quatro museus foram selecionados para possibilitar o alinhamento das visitas ao conteúdo curricular e fomentar debates entre os estudantes participantes”, explica a diretora executiva da Parceiros da Educação, Lúcia Fávero.
Antes e depois das visitas, os professores também serão subsidiados com guias e roteiros pedagógicos para que haja continuidade desse aprendizado em sala de aula. Segundo Lúcia, um exemplo do que pode ser levado para a sala de aula após a experiência com o projeto é a discussão de temas transversais relacionados aos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), como diversidade social, étnica e cultural. “São discussões interdisciplinares que vão potencializar o aprendizado do aluno”, afirma.
Para isso, o projeto conta com o apoio de uma equipe pedagógica e doze arte-educadores que foram formados e estão alinhados com os núcleos educativos dos museus. Eles irão acompanhar os participantes durante as visitas e terão o papel de reforçar os aspectos pedagógicos do projeto.
Participam das visitas estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, pais, responsáveis e professores de 20 escolas estaduais que já contam com o apoio da Parceiros da Educação localizadas na capital e região metropolitana, além de escolas das cidades de Santos, Americana, Campos do Jordão, Praia Grande, Ibiúna, Pindamonhangaba e São José dos Campos (confira lista das escolas).
De acordo com as gestoras do projeto, as visitas pretendem despertar o interesse dos estudantes pela arte e pelos acervos dos museus paulistas, incentivar a valorização do patrimônio cultural do Estado e promover a experiência entre familiares e estudantes em conhecerem estes espaços da cidade. As visitas das famílias, por exemplo, acontecem em dias específicos e o roteiro educativo tem uma abordagem direcionada a esse público. “Uma das propostas é que o projeto contribua também para a formação de novos públicos visitantes de museus, proporcionando aos participantes mais do que um passeio, uma vivência marcante”, diz uma das diretoras da Tomara! Educação e Cultura, Ana Luiza Borges.
O Projeto Conexões Culturais: museu, comunidade e escola é uma realização da Parceiros da Educação e da Tomara! Educação e Cultura por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC/ICMS – Governo do Estado de São Paulo) e conta com o patrocínio do Instituto Votorantim e apoio da Suzano Papel e Celulose e Grupo Pereira.
Escolas participantes: EE Alexandre Von Humboldt – São Paulo, EE Antônio Alves Cruz – São Paulo, EE Carlos Maximiliano – São Paulo, EE Maria Ribeiro – São Paulo, EE Milton da Silva Rodrigues – São Paulo, EE Ministro Costa Manso – São Paulo, EE Olga Benatti – São Paulo, EE Oswaldo Aranha – São Paulo, EE Princesa Isabel – São Paulo, EE Reinaldo Ribeiro – São Paulo, EE Teotônio Alves Pereira – São Paulo, EE Antônio Ablas Filho – Santos, EE Expedito Camargo Freire – Campos do Jordão, EE Frederico Marcicano – Ibiúna, EE João XXIII – Americana, EE Lauro Gomes de Almeida – São Bernardo do Campo, EE Lurdes Penna Carmelo – Ibiúna, EE Olímpio Catão – São José dos Campos, EE Reverendo Augusto Paes de Ávila – Praia Grande, EE Ryoiti Yassuda – Pindamonhangaba.
Sobre a Parceiros da Educação (www.parceirosdaeducacao.org.br): A Parceiros da Educação atua há 13 anos estabelecendo parcerias com escolas públicas e sociedade civil com foco na melhoria do desempenho acadêmico dos alunos. Em parceria com Secretarias de Educação, dissemina seus projetos bem-sucedidos e apoia o Governo na adoção de políticas públicas, potencializando os investimentos na educação. Até hoje, a Associação já apoiou 315 escolas, contribuindo para a formação de 195 mil alunos e 17 mil professores.
Sobre a Tomara! Educação e Cultura (www.tomaraeducacaoecultura.com.br): A Tomara! aposta na articulação da cultura e da educação como catalisadora de processos de transformação social e busca realizar soluções inclusivas, diversificadas, participativas e inovadoras que contribuam para o desenvolvimento e construção da autonomia e da reflexão crítica. Desenvolve, há cinco anos, iniciativas com o objetivo de contribuir para a preservação, qualificação e difusão de bens culturais e melhoria de processos educacionais. Cria e desenvolve conteúdos, articulando e estabelecendo a ponte entre conhecimentos teóricos e atividades práticas e realizou até hoje mais de 25 projetos.