O projeto socioambiental “O Som da Sucata em Orquestra” será realizado na capital paulista neste novembro e dezembro. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, é patrocinado pela Loga (Logística Ambiental de São Paulo), concessionária responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos domiciliares e de saúde no Agrupamento Noroeste da cidade.
O projeto, desenvolvido pela Orquestra de Sucata, promoverá oficinas musicais e apresentações culturais gratuitas nas escolas da rede pública do município. Serão impactados 5 mil alunos com as oficinas e espetáculos.
No desenvolvimento das aulas de percussão, os estudantes terão a oportunidade de criar instrumentos utilizando sucata e materiais recicláveis. Desse modo, serão trabalhadas as temáticas do reaproveitamento e sustentabilidade, incentivando o lado artístico e criativo.
Dentre as diversas interações personalizadas, a programação inclui 10 músicas instrumentais autorais, concebidas com instrumentos de materiais reutilizados. As interações remetem à importância de cuidar da saúde do planeta, demonstrando que cada pessoa pode contribuir para a construção de um mundo melhor.
Além dos alunos, o projeto alcança outros membros da comunidade escolar, beneficiando professores e familiares. Ao todo, 10 escolas da capital receberão a iniciativa. São elas: EMEI Casper Líbero, EMEF Prof. José Ferraz de Campos, EMEI João Mendonça Falcão, EMEF Ministro Anibal Freire, EMEI Presidente Dutra, EMEF Desembargador Silvio Portugal, EMEI Jean Piaget; CEU Jaguaré, Emei Silvio Romero e Emei Pedro de Toledo.
Você também pode conhecer o trabalho da Orquestra de Sucata nas redes sociais do grupo, ou pelo telefone (11) 94824-8620. Pode, ainda, aprender a construir seus próprios instrumentos musicais de sucata e materiais recicláveis, por meio de tutoriais no Youtube. Acesse o Instagram @orquestradesucata para acompanhar a programação de espetáculos culturais e participe! Fonte: viveiros.com.br