O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), retomou desde quarta-feira (26) o horário regular de funcionamento das áreas verdes estaduais da Região Metropolitana. Os parques ainda permanecem fechados aos sábados, domingos e feriados.
As medidas de segurança continuam válidas e os protocolos como, uso de máscaras e distanciamento social devem ser respeitados. Para reforçar as medidas de higiene, 12 cabines de higienização estão sendo instaladas nos parques Juventude, Villa-Lobos, Horto Florestal e Água Branca.
Confira abaixo os horários de funcionamento (segunda a sexta-feira)
A partir de quarta-feira 26/8: Villa-Lobos/Candido Portinari: 5h30 às 19h; Água Branca: 6h às 20h; Horto Florestal: 5h30 às 18h e PET – Núcleo Engenheiro Goulart: 8h às 17h.
A partir de segunda-feira 31/8: Juventude: 6h às 19h; Guarapiranga: 8h às 17h; Belém: 6h às 18h e PET – Núcleos Jacuí, Biacica e Jardim Helena: 8h às 17h
A partir de terça-feira 8/9: Jequitibá: 8h às 17h; Chácara da Baronesa: 8h às 17h; Embu Guaçu: 8h às 17h e Gabriel Chucre: 06h às 18h.
Cabines Higienizadoras – Já instaladas nos parques Villa-Lobos, Juventude e Horto Florestal, as cabines de higienização e sanitização dão mais segurança à saúde dos visitantes. O parque Água Branca também receberá o equipamento nos próximos dias. Ao entrar na cabine um sensor é acionado e a máquina libera clorexidina 0,2%, mesmo produto utilizado em enxaguantes bucais, cosméticos e sabonetes. O processo gratuito dura cerca de 10 segundos e cria um ambiente desfavorável à proliferação de vírus, bactérias, pragas e germes. As 12 cabines foram doadas ao Governo do Estado por dois meses pela empresa do ramo farmoquímico Neobrax.
O incentivo às práticas esportivas individuais, como corrida, caminhada e uso de bicicleta continuam valendo. Desde 3 de agosto também estão disponíveis o uso das quadras de tênis, esporte que permite distanciamento entre os jogadores. Espaços fechados, como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários seguirão com restrição. A SIMA está monitorando as atividades e comportamento da população nos espaços para deliberar sobre a abertura integral.
Os protocolos para Parques Urbanos e Unidades de Conservação estão disponíveis no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br).