Mente sã, corpo são. A famosa citação é do filósofo romano Juvenal, que orientava as pessoas a orar para alcançar este equilíbrio. Os tempos são outros, mas hoje há muitas técnicas que ajudam no alcance dessa harmonia, como o método Pilates.
Por meio de exercícios diversos, concentrados principalmente na região do abdômen, o Pilates propicia o desenvolvimento dos membros inferiores e superiores, uma melhor capacidade respiratória, mobilidade e elasticidade das articulações e músculos, segundo o fisioterapeuta Heriberto Melo Achá que, ao lado do educador físico Gustavo Afeche, é sócio-proprietário da Inspira Studio Pilates e Funcional (Unidade São Paulo).
O método Pilates também tem como objetivo que o praticante alcance uma maior consciência corporal, facilitando a adoção de uma nova postura. “Por conta dessas características, ele é indicado para pessoas que sofrem com lombalgia, lesões no joelho, ombros e cervical, hérnia de disco, entre outras patologias”, esclarece Heriberto.
Os praticantes têm à disposição diversos equipamentos para a realização dos exercícios. Uma avaliação prévia, de acordo com as especificidades de cada um, é que vai determinar o exercício mais adequado. “Além do Pilates, também oferecemos os exercícios funcionais, que são excelentes para quem busca explosão muscular e trabalhos cardiorrespiratórios”, finaliza o fisioterapeuta.
Sobre o Pilates
O método Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates. Quando criança, sofria com raquitismo, asma e febre reumática. O que poderia ser um entrave serviu como um grande desafio para ele buscar alternativas para combater esses problemas. A partir da influência de outras técnicas como o yoga, artes marciais e meditação, e de vários esportes que praticava, entre os quais ginástica e natação, foi aperfeiçoando suas próprias técnicas.
Pilates viveu na Inglaterra e lá foi considerado como inimigo estrangeiro, recluso nos campos de concentração, onde atuou como enfermeiro reabilitando os feridos através das molas das camas dos hospitais. Essa experiência também foi fundamental para que, em 1926, fundasse o seu primeiro estúdio de Pilates, na cidade de Nova Iorque.
Inspira Studio Pilates e Funcional – Rua Cotoxó, 303, sala 16, Perdizes Tower II, Perdizes.
Telefone 3864-8676. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 17h às 20h.