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Prefeitura de SP vai construir oito acessos para pedestres no Minhocão

A Prefeitura de São Paulo abriu nesta quarta-feira (20) o edital de licitação para as empresas que queiram construir oito acessos para pedestres no Minhocão, no Centro de São Paulo.
O processo busca a contratação de uma empresa ou de um consórcio de empresas especializadas em engenharia, arquitetura e urbanismo para a elaboração de um projeto básico e de um projeto executivo de oito acessos no Elevado Presidente João Gourlart.
O edital e seus anexos estarão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Os envelopes deverão ser abertos no dia 7 de julho.
Parque Minhocão – O Elevado João Goulart conecta a Avenida Radial Leste-Oeste (no Centro) à Avenida Francisco Matarazzo (Zona Oeste), passando pelos bairros República, Consolação, Santa Cecília e Barra Funda, e a Prefeitura de São Paulo tenta há anos fazer dele um parque linear.
A criação do Parque Minhocão foi anunciada em 2016, a construção do primeiro trecho de 900 metros foi anunciada no início do ano passado, mas a Prefeitura enfrentou atrasos.
O Ministério Público entrou na Justiça e conseguiu uma liminar para impedir o projeto, pois argumentou que faltava um estudo sobre o impacto urbanístico que o parque causaria na região. A liminar caiu e o projeto do parque foi liberado.
O Elevado João Goulart passou a receber interdições em dezembro, com o serviço de instalação de novas grades de proteção para pedestre.
O projeto completo deve ser dividido em três etapas, com implantação de obras de acessibilidade, segurança, e regramento específico para o entorno. O custo estimado é de R$ 38 milhões.
Primeiro trecho – A implantação do primeiro trecho do Parque Minhocão, com 900 metros, foi definida em razão de sua favorável conexão com outros espaços públicos de lazer – Praça Roosevelt, Parque Augusta, Largo do Arouche e Praça Marechal Deodoro.
O elevado é dotado de uma rede de equipamentos públicos icônicos, como as bibliotecas Mário de Andrade e Monteiro Lobato, o Estádio do Pacaembu, o Memorial da América Latina e a Santa Casa de Misericórdia, além das estações Marechal Deodoro e Santa Cecília do Metrô.
A construção do primeiro trecho prevê três etapas:
1ª Etapa: obras de segurança e acessibilidade no trecho da saída da Ligação Leste-Oeste ao entroncamento com a Avenida São João.
instalação de acessos em nove pontos de todo o elevado, entre elevadores e escadas;
implementar estruturas de proteção nas laterais para garantir a segurança dos frequentadores.
2ª Etapa: implantação de 900 metros de parque entre a Praça Roosevelt e o Largo do Arouche.
17.500 metros quadrados com jardins, além de floreiras e deques, dispostos em módulos pré-fabricados.
A Prefeitura de São Paulo ainda afirma que irá utilizar o conceito urbanístico e referências do arquiteto Jamie Lerner, com material modulado, efêmero, propostas de usos institucionais no baixo do viaduto e intervenções que permitem a integração dos espaços.
3ª etapa: Envolve o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) – discussões e participação popular para estabelecer um regramento mais especifico do entorno. Irá ocorrer paralelamente à segunda etapa.
Fonte: g1.globo.com

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