Um fato que muito incomoda a maioria da população, quando ocorre, é o racionamento de água. Isso porque precisamos e utilizamos a água com os mais diferentes fins, dentro do nosso organismo e fora dele. Desta maneira, é interessante trabalhar com crianças, jovens e adultos a importância da água e as formas de preservá-la, mantendo nossos mananciais saudáveis e longe de qualquer tipo de contaminação.
Primeiramente, deve-se discutir a importância da água para nosso organismo, quais são as características da água, por exemplo, ser solvente universal, auxiliar no controle da temperatura, ter ação lubrificante, auxiliar nas reações, carrear resíduos corpóreos, dentre outros, explicando e fixando muito bem sua importância.
Depois disso, é interessante dizer aos alunos a quantidade de água presente em nosso organismo e em diferentes fases da vida, por exemplo, a diferença entre um bebê, um jovem e um idoso, para que eles possam entender as mudanças no corpo, como no caso dos diferentes tipos de pele entre eles.
Explicar sobre a quantidade de água presente no planeta e sobre sua qualidade é ainda mais urgente. A quantidade de água salgada e água doce. Como estão os níveis de poluição dos nossos mares, rios, córregos, lençóis freáticos. O professor pode solicitar uma pesquisa sobre como estão os níveis de poluição nos mananciais da região e como se pode evitar que continuemos degradando o meio. É interessante também debater sobre o que cada aluno tem feito para evitar o desperdício da água, este bem tão precioso.
E por fim explicar sobre o ciclo hidrológico. Com isso, é válido fazer com que eles entendam que a água não deve ser tratada como algo descartável ou que é facilmente reciclável. Muitos alunos ainda sem a devida consciência ambiental dizem que não é necessário cuidar da água porque antes de bebê-la a companhia de tratamento de água e esgoto da região irá limpá-la para que possamos ingeri-la. E não se preocupam em um uso racional da água. É bom explicar que boa parte do tratamento de água poderia ser evitada se não houvesse tanto lixo nas ruas e se reutilizássemos a água da lavagem de roupas e do banho para lavar as dependências da casa.