Instalação de containers na região é fruto de parceria entre a fabricantes de embalagens de vidro, Verallia, e a Massfix, que atua na reciclagem de cacos de vidro
Aumentar a coleta de vidro destinado para reciclagem. Esse é o propósito de um projeto que prevê a instalação de 200 containers de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), no eixo São Paulo – Campinas – Mogi das Cruzes, e que tem como meta alcançar cerca de 4kTON de cacos por ano. Os primeiros pontos foram instalados e já estão disponíveis para a população. Na região de Interlagos e Capela do Socorro, já são 6 pontos instalados.
O projeto, intitulado Vidro Vira Vidro, é liderado por dois importantes atores da cadeia do vidro no Brasil: a Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, e a Massfix, que atua na reciclagem de cacos de vidros.
Endereços Interlagos e região:
– Praça Ramiro Cabral da Silva Av. Antônio Barbosa da Silva Sandoval X Rua Lauzane
– Praça João Pedro da Luz – Av. Inácio da Cunha Leme, 515- canteiro central
– Praça Enzo Ferrari – Interlagos
– Av. Miguel Yunes, 500 – Bairro Usina Piratininga
– Parque Severo Gomes – R. Pires de Oliveira, 356 – Granja Julieta
Como funcionam os coletores – Os containers possuem uma tecnologia que auxilia na limpeza do coletor. Com isso, é possível fazer uma rota otimizada e organizada. O projeto prevê disponibilizá-los em locais públicos e privados, como postos de gasolina, supermercados e condomínios, o que auxilia na organização e ainda ajuda no meio ambiente.
Números – Hoje, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduo, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras.
Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir 5% de CO2 e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação. A Verallia tem como objetivo mundial atingir uma redução de emissão de carbono de 27,5% até 2030.
A Verallia assumiu um compromisso com os objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU). Alguns deles englobam redução das emissões de CO2 e aumento da reutilização de vidro, que colabora na economia de matéria-prima virgem.