O Natal é uma das datas do calendário mais comemoradas pelos brasileiros. E ela é realmente especial. Representa o nascimento de Jesus Cristo, uma das maiores referências positivas para os homens, e traz um ar diferente no qual as pessoas mostram características importantes como a solidariedade.
É a época em percebemos as tradicionais celebrações comunitárias, trocamos presentes, comemoramos nossas conquistas e refletimos sobre a vida. Porém, nem todas as pessoas compõem esse cenário, principalmente por não terem os recursos financeiros que possibilitariam a realização de seus desejos e a concretização de sonhos em realidade.
Diante desta realidade, vale a pena abrir o coração e doar não só bens materiais, mas principalmente afeto e carinho para transformar o Natal de muitas crianças.
Opções
E não faltam opções para quem quer estender a mão ao próximo. Igrejas, organizações não governamentais, empresas e até mesmo o poder público costumam realizar natais solidários.
Exemplo é a campanha Papai Noel dos Correios. Realizada há mais de 25 anos, é considerada uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil e tem como objetivo principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel e atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes de natal das crianças em situação de vulnerabilidade social.
Desde o ano passado, a campanha contempla, prioritariamente, cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, em alinhamento aos programas governamentais. Mais informações no site http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.
E não custa lembrar que a doação, seja de tempo, afeto, presente ou dinheiro, faz um bem danado não só para quem recebe, mas também para quem doa. Afinal, um coração agradecido é um passo imenso para uma vida com mais esperança, amor e solidariedade, tão necessários no mundo de hoje.