Embora os Telecentros, assim como outros equipamentos públicos da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), estejam fechados por causa da pandemia de coronavírus, as atividades de inclusão e letramento digital continuam.
A novidade é a série de tutoriais “Telecentro Explica”, desenvolvida para facilitar o acesso da população a serviços, ferramentas digitais e entretenimento on-line, e para diminuir a necessidade de sair de casa durante o isolamento social.
“A ideia é democratizar o acesso a aplicativos e ferramentas disponíveis nos aparelhos celulares, auxiliando o cidadão a simplificar sua rotina e aprender novas atividades nesse período de quarentena”, comenta o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
Os tutoriais, voltados aos que querem aprender a baixar, a instalar e a usar aplicativos em seus celulares, são publicados nas redes sociais do Telecentro todas as quartas-feiras, no Facebook e no Instagram.
“Apesar da suspensão temporária do atendimento presencial, nossas equipes estão em constante desenvolvimento de conteúdo e de alternativas para manter o trabalho de inclusão e digital e de fomentar o uso qualificado de redes e ferramentas”, afirma o coordenador de Inclusão Digital, Emerson Santana.
Curtos e didáticos, os vídeos exploram o uso de aplicativos da Prefeitura de São Paulo, como o da central de serviços SP156, de outras esferas de governo e de aplicativos úteis e de entretenimento de outros desenvolvedores. Os vídeos também mostram recursos de aplicativos de mensagens, apresentam programas culturais com passeios virtuais a museus e ferramentas de texto.
Quem quiser aprender sobre aplicativos pode curtir o Telecentro nas redes sociais, acompanhar os tutoriais e dar sugestões.
https://www.facebook.com/telecentrodesp/
https://instagram.com/telecentrodesp/
Fonte: capital.sp.gov.br