A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados, onde seu principal objetivo é reintroduzí-los na cadeia produtiva, a fim de que ainda gerem valor e sejam reutilizados, reduzindo-se a produção de lixo, aumentando a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente do planeta. É considerada uma das alternativas mais eficientes para tratar os resíduos sólidos, tanto do ponto de vista ambiental quanto social.
A História por trás da Reciclagem: A maioria dos especialistas afirma que foi na “Era de Ouro do Capitalismo”, após a Segunda Guerra Mundial, que o crescimento do consumo em massa e o aumento dos resíduos sólidos chamaram a atenção para a necessidade da redução de lixo. Alguns países, então, começaram a reciclar, dando novo destino e reaproveitando o que foi descartado.
PARA QUE SERVE A RECICLAGEM: O processo de reciclagem impacta diretamente o meio ambiente, reintroduzindo na cadeia produtiva itens com potencial de reaproveitamento que seriam descartados. Serve ainda para dar nova vida aos resíduos, evitando o desperdício, o impacto ambiental e os problemas sanitários. Com a reciclagem, um material que foi jogado na lixeira reciclável pode virar o mesmo produto ou ser transformado em algo com outra utilidade.
IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM: O processo de reciclagem é o método mais limpo e eficiente para tratar os resíduos. Já na parte social, ele é essencial para sustentar milhões de catadores que dependem da venda desses itens recicláveis para sobreviver e manter suas famílias.
BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM: A reciclagem é fundamental para diminuir a quantidade de resíduos que são enviados aos aterros sanitários. A maioria desses locais já se encontra super lotado e com seu tempo de vida esgotado. Muitos especialistas indicam a prática da reciclagem como a solução mais viável para aliviar esses locais. Além disso, a reciclagem evita a poluição de ecossistemas e amplia o reaproveitamento de itens que já foram inseridos no mercado, minimizando os impactos ambientais de uma nova produção.
OS 5RS DA RECICLAGEM: Há atitudes necessárias para adquirir práticas sustentáveis e de reciclagem e elas são conhecidas como os 5 Rs da reciclagem. São elas: Repense (seus hábitos e comportamentos de consumo); Reduza (o desperdício); Recuse (descartáveis e outros vilões da natureza); Reuse (procure alternativas para os objetos sem utilidades) e Recicle (qualquer material reciclável).
TIPOS DE RECICLAGEM
Plástico, papel, alumínio, vidro, eletrônicos, óleo de cozinha e outros materiais, cada um possui características diferentes para o processo de reciclagem. O vidro, por exemplo, precisa de fornos com temperaturas altíssimas para ser derretido e reutilizado. O Brasil já conta com usinas recicladoras que transformam os resíduos nos mesmos produtos ou fabricam algo com outra utilidade. Já o óleo de cozinha, algumas empresas transformam em biodiesel por meio de um processo chamado transesterificação, que é a reação de gorduras. Esse mesmo composto culinário também pode ser transformado em sabão de qualidade. Se descartado incorretamente, pode contaminar mares e rios e pode até entupir tubulações de esgoto.Existe ainda, uma enorme diferença entre: Aterros Sanitários X Lixões.
-ATERROS SANITÁRIOS: locais que contam com técnicas adequadas para disposição dos resíduos e que buscam minimizar os impactos ambientais. Sem causar danos à saúde pública e à segurança, são estruturados com sistemas de impermeabilização, coleta e drenagem do chorume, e captação e queima controlada dos gases do efeito estufa ali produzidos. Esses espaços, no entanto, contam com vida útil em torno de dez anos, o que implica na busca de novos locais para disposição e tratamento de lixo.
-LIXÕES: mais de 2.500 cidades do Brasil ainda contam com lixões, considerados espaços inadequados de descarte final dos resíduos. Chamado também de vazadouro a céu aberto, a descarga de material nesses lugares é feita sem qualquer técnica ou medida de controle e tratamento. Depositar lixo nesses espaços é crime desde 1998.
RECICLAGEM E SUSTENTABILIDADE: Converter resíduo em novos produtos. Essa é a premissa que busca recuperar materiais para serem transformados em novos. O processo ajuda na diminuição do desperdício de água e energia, no consumo de matérias-primas e evita a poluição do meio ambiente, além de reduzir o envio de lixo para aterros sanitários. A decomposição do produto emite dióxido de carbono (CO2) no planeta, um dos responsáveis pelo efeito estufa, então reciclar diminui a quantidade desse componente no mundo.